quarta-feira, 17 de março de 2010

Recicle... Reutilize... O planeta agradece!

O que você costuma fazer com o óleo que geralmente sobra das frituras diarias em sua casa? possivelmente o joga pelo ralo não é mesmo? Você tem idea dos danos que são causados ao Meio Ambiente com essa "simples" atitude? são muitos. Entre eles estão: entupimento das tubulações, ipermeabilização do solo, prejuizo à oxigenação das àguas dos rios, entre outros...

Foi penssando nisso que a ONG SOS MANGUE resolveu aderir à uma atitude revolucionaria em termos de preservação ambiental. A reutilização do óleo de cozinha como forma de produzir sabão.

Essa reutilização pode ser feita de maneira prática e barata. Veja so o que você vai precisar usar:

- 5 litros de óleo comestível usado - 1 quilo de soda caústica - 2 colheres (sopa) de sabão em pó - 50ml de amaciante de roupa - 500ml de água. Agora veja o modo de preparo, afinal de contas você não precisa so saber o que precisa, é preciso saber como se prepara... Vamos lá... Modo de prepararo:

1- Penera o óleo adicionando-o num balde. 2- Despeja a solda caústica num recipiente de plástico, despeja lentamente a água morna e vai mechendo até dissolver totalmente a soda caústica (cuidado nesse processo, a soda caústica é tóxica, não entrar em contato com corpo ou inalar) 3- Dissolve o sabão em pó com o amaciante em uma pequena vasilha. 4- Despeja a soda caústica diluida no baldo com o óleo e, sempre mechendo, adiciona o amaciante com o sabão em pó e continua mechendo até começar a engrossar. 5- Despeja a mistura numa caixa de papelão forrada com plástico. 6- Esperar dois dias para cortar o sabão e usar. E a aì? Não é facil reutilizar? basta só ter vontade de querer mudar... Mas lembre-se! durante o processo de fabricação é aconselhavel que se use alguns EPIs ( Equipamentos de proteção individual) que são eles: luvas, bata/ jaleco e mascaras. Agora que você ja sabe os danos que são causados pelo òleo de cozinha ao Meio Ambiente, acreditamos que você não vai mas agir dessa forma não é...? Esperamos que sim!

Recicle, reutilize... O planeta agradece!

Nenhum comentário:

Postar um comentário