quinta-feira, 18 de março de 2010

Entenda um pouco sobre o tão falado credito do carbono

Acho que você já deve ter ouvido falar e muito não é mesmo, no tão falado mercado de carbono? Então vamos entender um pouco como isso funciona.
Com o avanço da tecnologia, e principalmente depois da revolução industrial, o mundo passou a poluir gradativamente o meio em que vivemos. São inúmeras as empresas que emitem de maneira descontrolada seus gases poluentes. É aí onde entra o princípio do credito de carbono.
Os créditos de carbono são certificados que autorizam o direito de poluir. O princípio é simples. As agencias de proteção ambiental reguladoras emitem certificados autorizando emissões de toneladas de dióxido de enxofre, monóxido de carbono e outros gases poluentes. No início são escolhidas as industrias que mais poluem no país e a partir daí são estabelecidas metas para a redução de suas emissões. As empresas recebem bônus negociáveis na proporção de suas responsabilidades, cada bônus, cotado em dolares, equivale a uma tonelada de poluentes. Quem não cumpre as metas de redução progressiva estabelicidas por lei, tem que comprar certificados das outras empresas mais bem sucessidas. O sistema tem a vantagem de permitir que cada empresa crie seu própio ritmo de adequação às leis ambientais. Estes certificados podem ser comercializados através das bolsas de valores e de mercadorias.
No mundo existem várias empresas especializadas no desenvolvimento de projetos que reduzem os níveis de carbono na atmosfera e na negociação de certificados. Estas empresas se preparam para vender cotas dos países subdesenvolvidos e países em desenvolvimento, que de maneira geral emitem menos poluentes para os que poluem mais. Traduzindo! Elas se preparam para negociar contratos de compra e venda de certificados que conferem aos países desenvolvidos o direito de poluir.
Agora você deve está se perguntando: E qual o bem que isso faz já que você tem o direito de poluir?
A criação de mecanismos de mercado que valorizam os recursos naturais é uma excelente inovação, cujo o primeiro exemplo deu-se nos EUA com a criação da emenda de 1990 ao Clean Air de 1970. Por causa dessa emenda, a poluição do ar diminuiu numa média de 40% nos EUA enrte 1991 e 1998. Várias iniciativas seguindo esse princípio estão em processo de ser adotadas em vários países do mundo.
FONTE: Ambientebrasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário