segunda-feira, 22 de março de 2010

22/03 - Dia mundial da água... Comemoramos ou não?

Hoje é um dia de questionamentos, pois é comemorado em todo mundo, o dia mundial da água.
Para esse dia a ONU lançou um relatório intitulado "Água Doente", o mesmo mostra dados sobre a atual cituação desse tão precioso recurso natural. Nele é mostrado que dois milhões de toneladas de resíduos, que contaminam cerca de dois bilhões de toneladas de água diáriamente, causam gigantescas "zonas mortas", sufocando recifes de corais e peixes. O que não é surpresa é a composição desses residuos, que é principalmente de esgotos, poluição industrial e pesticidas agrícolas e resíduos animais.
O relatório também mostra que 1,8 milhões de crianças com menos de cinco anos de idade morrem anulmente por falta de água limpa. A diarréia, principalmente causada pela água suja, mata cerca de 2,2 milhões de pessoas ao ano, segundo o relatório, e "mais de metade dos leitos de hospitais no mundo é ocupada por pessoas com doenças relacionadas a água contaminada"
O relatório recomenda sistemas de reciclagem de água e projetos multimilhonários para o tratamento de esgotos.
Aqui fica minha pergunta: Até quando vamos suportar ler notícias como essa e não fazer nada? Precisamos agir pessoal. E logo! O mundo clama por socorro e muitos de nós fechamos os olhos para isso, já está mais de que na hora de parar e perceber que isso não é apenas discurso de ambientalistas malucos.
"Se o mundo pretende... Sobreviver em um planeta de seis bilhões de pessoas, caminhando para mais de nove bilhões até 2050, precisamos nos tornar mais inteligentes sobre a administração da água de esgoto", estas são as palavras do diretor da Unep, Achim steiner. "O esgoto está literalmente matando pessoas."
E aí pessoal, comemoramos ou não?
Fonte: O globo

2 comentários:

  1. Grande Gleydson,
    parabéns pelo blog, coincidentemente terminei minha especialização em Educação Ambiental. parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. não ha motivos pra comemoração, infleismente, mais vamos ficar sempre alerta para que um dia meus filhos, seus filhos os filhos dos seus filhos, tenham um futuro. meio ambiente é coisa seria

    ResponderExcluir